UFRGS decide não aderir ao SiSU para ingresso em 2014

Conselho Universitário também encaminhou a continuidade das discussões sobre a adesão ao programa do MEC. Na mesma sessão, foram ampliadas em 37 as vagas do vestibular



Conselheiros debateram o processo de seleção de estudantes da UFRGS – Foto: Thiago Cruz


O Conselho Universitário (CONSUN/ UFRGS) decidiu, em sessão na manhã de hoje, rejeitar a proposta de destinar parte das vagas de ingresso aos cursos de graduação para Sistema de Seleção Unificada (SiSU/ MEC), com vistas ao Vestibular de 2014.

A Pró-Reitoria de Graduação havia encaminhado proposta para destinação de 30% das vagas de 2014 para ingresso pelo SiSU. Essa proposta foi discutida por uma comissão especial, formada por conselheiros do CONSUN e CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), cujo parecer recomendou a não adoção ao SiSU. Ao apreciar a matéria, o CONSUN aprovou por unanimidade o parecer da comissão, ou seja, decidiu não aderir ao programa do MEC para 2014. Foi encaminhada, contudo, a continuação das discussões sobre uma possível adesão para 2015.

Segundo o reitor Carlos Alexandre Netto, a decisão “demonstra o cuidado que a Universidade tem com seu processo seletivo. Todas as iniciativas de mudança têm um grande impacto, por isso precisam ser bem discutidas”, avaliou.

Os motivos expostos para a não adesão envolvem os prazos do edital, uma vez que as inscrições para o ENEM já foram encerradas, e a necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto. Outros pontos abordados foram a apreciação de dados de outras universidades que adotaram o programa do MEC e o conhecimento de estudo nacional que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará sobre o tema, além de outras sugestões.

Na sequência da pauta do Conselho, foi aprovada a ampliação de vagas nas seguintes graduações a partir de 2014:

- Engenharia Química: + 20 vagas, totalizando 120 (60 para ingresso em cada semestre letivo);
- Engenharia Ambiental: + 5 vagas, totalizando 35 (todas com ingresso no primeiro semestre letivo);
- Engenharia de Produção: + 12 vagas, totalizando 72 (36 para ingresso em cada semestre letivo).

Fonte: site UFRGS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edital 01.3/2023

Edital 02/2024